quinta-feira, 25 de junho de 2009

JUSTINE - os infortúnios da virtude

Assisti na terça essa peça, no Espaço dos Sátiros, que fica na Praça Roosevelt. Muito legal. Ou muito ruim. Depende do seu ponto de vista. Alguns vão achar que é só uma desculpa para mostrar homens e mulheres simulando sexo ao vivo. Mas o Marquês De Sade não é lembrado por ser um pornógrafo e sim por usar a pornografia para transmitir mensagens. Seria interessante se ele vivesse numa época em que a nobreza já não existia. Ele teria muito em comum com o Nélson Rodrigues, sem dúvida.
Justine trata-se da história de duas irmãs, que escolhem caminhos diferentes na vida. Uma escolhe o bem, outra escolhe o mal. Quer dizer: viver praticando o bem ou viver praticando o mal. Parece brincadeira pensar desse jeito, hoje em dia mas houve época em que isso era importante. Vivemos num tempo de mudança de paradigmas em que ninguém já acredita mais em certo ou errado mas nuances.
Mesmo assim trata-se de uma peça que merece ser vista. A peça tem mais da filosofia de Marquês de Sade do que se pode até perceber no livro. Aliás até fica a recomendação: assista uma vez para ver e outra vez para pensar.
http://satyros.uol.com.br/noticia.asp?id_destaque=3
Abaixo, um clip de filme teoricamente a ver com o tema

Nenhum comentário: