quarta-feira, 17 de junho de 2009

OS FALSÁRIOS

Através de uma promoção do Catraca Livre, consegui um ingresso barato para assistir o filme. Quem pensar que irá encontrar muita coisa sobre dinheiro falsificado ou algo parecido com um filme nacional do cara que tirava xerox colorida de notas de R$ 50 vai se desanimar. Trata-se de um filme sobre vida em campos de concentração. Um bom filme.

Meio água-com-açúcar em alguns aspectos. Quem já assistiu aquele filme "A Pele", com Marcelo Mastroiani (principalmente leu o livro) vai ver que o filme tem momentos meio de ilusão. A única coisa que realmente importa quando se está numa situação de campo de concentração é sobreviver. O filme não, ele faz a pessoa pensar em cima de idealismo.

Porquê o personagem falsifica dinheiro, papeis. Mas tem um lado idealista. Não sei se dá para acreditar muito no assunto. Mas o que o filme mostra do cotidiano dos campos é bastante realista. A despersonalização do homem por um regime como o nazista. E a busca por uma idéia que dê valor a vida. Ao mesmo tempo em que fala sobre desvalorização da moeda, o filme fala sobre valorização da vida. Surpreende. O autor do livro que deu origem ao filme supervisionou cada página do roteiro então pode-se dizer que foi fiel.



http://br.cinema.yahoo.com/filme/15078/osfalsarios


Tem um ótimo texto sobre os eventos do filme no http://www.aish.com/holocaust/people/The_Counterfeiters.asp

Nenhum comentário: