sábado, 6 de junho de 2009

VIPS, histórias reais de um mentiroso

Livro de Mariana Caltabiano. Finalmente consegui terminar de ler. Um amigo meu levou o livro (era dele e eu não compro mais nada, se puder evitar) e só agora voltou de viagem. Nao ia dar mole, ficar fazendo resenha de um livro assim de graça (afinal, o certo seria a editora me enviar). Mas tudo bem.
A história fala de um tremendo malandro, estelionatário, etc.. tipo o personagem do filme estrelado por Di Caprio, Prenda-me se puderes. Mas não está no mesmo estilo do livro do Frank Abagnale (sim, porquê além de filme teve livro primeiro). Neste livro fica mais parecendo uma coleção de histórias (como o título fala). Não achei grande coisa, por parte da escritora. Oh, sim, deve ter sido mais trabalho checar, ir, viajar, entrevistar do que realmente escrever. O livro não ficou ruim. Mas podia ter sido melhor, com uma cronologia, com lances psicológicos. Porém acho que se melhorasse muito podia passar como uma apologia ao crime também.
O livro serve para se precaver quanto a vários tipos de golpes. Mas também não dá para saber todos. É uma coleção de relatos. Se vale a pena? Leitura agradável. Bom para dar presente. Mas não no dia dos namorados.

Nenhum comentário: