terça-feira, 19 de maio de 2009

FILME LEGAL

Finalmente o filme "DESEJO E PERIGO" chegou aos cinemas. Bastante premiado, proibido na China (pais de origem), gera alguma polêmica por conta das cenas de sexo no filme. O filme seria interessante mesmo sem as cenas de sexo, na minha opinião. No caso da China, isso é meio complicado porquê lá, mesmo beijo na boca não aparece muito na televisão. Os caras são meio puritanos.
O filme conta a história de um grupo de carinhas de teatro que, durante a invasão e posterior ocupação de grande parte da China pelo Japão, resolve radicalizar e cair na luta armada. Sobra para uma integrante do grupo, que tem bancar a amante do maior torturador da ocupação, justamente um chinês, numa época em que mulher tinha q casar virgem. Lembra alguma coisa dos últimos filmes do Wong Kar Wai, como 2046.
Só que a coisa vai mais além. Quando tempo uma mulher pode fingir ser amante do cara e não desenvolver um sentimento qualquer? Amor tem ideologia? O título em inglês é melhor: "Caution: Lust!".
Sempre me lembra a personagem Graúna, do cartunista Henfil, nessas horas. Virou slogan durante um tempo, para muita mulher: "essa minha paixão por mau caráter não pode ser normal" (teve outras frases dela que ficaram, como "nunca fui a filha que minha mãe quis ter" mas isso é outra história).
As cenas de sexo tem um papel importante na 2a metade do filme. Mas para entender o desfecho, só tendo um pouco de maturidade afetiva. Sim, o filme pode ajudar a desenvolver essa maturidade mas era bom ter alguém do lado para falar "isso não é mentira, acontece assim mesmo".
Recomendo o filme.

Nenhum comentário: