quarta-feira, 13 de maio de 2009

WATCHMEN

Acho que todo mundo já ouviu falar desse filme.

Remake dos quadrinhos que mais influenciaram a produção de quadrinhos dos últimos tempos. Pena que a maioria das pessoas que assistiram não tem a menor formação para entender os detalhes da história e o que isso tem a ver (oops! não tô querendo ofender). Simplesmente porquê a revolução (mais essa rev) já ocorreu, virou lugar comum. Talvez o pessoal que assistiu Jaspion quando era pequeno se toque. O que é Watchmen? Os quadrinhos inovaram porquê era personagens que, embora super-heróis, eram gente com dúvidas existenciais. Tá, o Peanuts, Charlie Brown, Linus, etc.. eram quadrinhos onde os personagens tinham dúvidas existenciais. Mas não é essa a questão. Imagina um pentecostal qualquer com dúvidas se Deus quer salvar o mundo. Vai por aí. Hoje você encontra essa dúvida em muito filme americano. O mundo vale a pena ser salvo?
Pois é, os heróis nesse filme se fazem essa pergunta: eles são realmente o bem, nessa coisa de bem e mal?
Sobre o filme? Final foi reescrito. Tem muita cena boa (para quem é fã dos quadrinhos). Mas faça um favor a você mesmo: leia o livro ou assista o filme 1984 depois leia os quadrinhos Watchmen antes de assistir esse filme. Aí você mais ou menos pega o estilo da coisa. Não que você precise de muito para pegar o estilo da coisa, basta ter na cabeça o comercial da Apple sobre 1984 ja te dá alguma base ideológica. Nada a ver com o filme Watchmen mas também tudo a ver.

Orwell acreditava que se vc quisesse imaginar o futuro, bastava pensar numa bota te esmagando o rosto. Watchmen trabalha isso mas os quadrinhos são melhores do que o livro.

Nenhum comentário: