segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Desejo de Matar 1974 Death Wish


Filme que praticamente virou série, na época em que foi lançado. Alta quantidade de violência e um questionamento psicológico: será que alguém deve poder vingar-se de outra pessoa? Sim, porquê a violência em princípio é monopólio do estado. Só ele está autorizado a usar armas de alta capacidade de destruição. Só gente autorizada pode sair batendo em pessoas (nas passeatas) e por aí vai.

O jeito que a história é construída torna meio difícil não simpatizar com o Paul Kersey. Sua esposa e sua filha sofrem violências enormes, ele perde a esposa. E por isso sai matando aqueles que foram responsáveis por isso.

O filme gerou uma série de continuações, acho até que foi o primeiro senão um dos primeiros a ter números depois do título, tipo "desejo de matar 2", 3, etc..

Perto de filmes como Rambo, ele perde. Principalmente porquê o estilo de filmagem daquela época, as roupas, tudo, fica meio um ar de sessão coruja. As armas que o Paul Kersey usa no primeiro filme não são coisa do tipo que ele usa nos últimos filmes. No primeiro filme, havia uma espécie de julgamento moral, um questionamento: será que é condenável esse tipo de ação? Isso apareceu também em outros filmes como "tempo de violência", baseado no livro de John Grisham..

As cenas de tiroteio porém são ótimas. Principalmente porquê o espectador comum se enxerga no lugar de Kersey. Os bandidos passam a ser a vítima. E a polícia? Ai é que o questionamento se aprofunda. Mas no fundo, é um filme de cowboy ambientado na cidade grande, na N.York daquela época.

Nenhum comentário: