quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fio da Navalha


Existem vários "Fio da Navalha". Filme e livro. O livro, escrito por Somerset Maugham e os 2 filmes (original e refilmagem).

O livro é um "tijolo", coisa de 300 a 600 páginas, dependendo da edição. Ambientado entre a 1a grande guerra e a queda da bolsa em 1929, retrata um grupo de amigos ao longo do tempo. Sendo que a figura principal é um sujeito que vai lutar na guerra (melhor, vai dirigir uma ambulância na frente de batalha). Na refilmagem é interpretado por Bill Murray (caça-fantasmas). Papel muito sóbrio. A guerra tem um efeito muito negativo no personagem e ele sai pelo mundo em busca da verdade. Ou iluminação, o que quer que se chame. No livro, a narração é feita por Maugham, que parece estar narrando algo que realmente aconteceu.

Em vários aspectos, Maugham antecipa toda aquela valorização da cultural oriental que aconteceu nos anos 60 e 70. Quem assiste o filme nem pensa nisso. As pessoas retratadas vivem em ambientes de alta cultura e nível social. O filme estimula a leitura do livro, já que pode-se perceber (ou imaginar), muita coisa fica de fora. E muitos detalhes que foram poupados do filme adquirem novo significado. São personagens com farto material psicológico. Encontrar a verdade pode ser tão difícil quanto andar no fio de uma navalha..



Filmagem original

Nenhum comentário: